'>

Um espaço Democrático e Popular sempre.

Carregando...

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

SOBRE A PRÁTICA DA DOAÇÃO

Hoje vamos refletir acerca da passagem do Evangelho segundo Marcos cap. 12 e vers. 41-44 a qual nos apresenta no mínimo, três lições básicas para a vida cristã. O presente texto proporciona entender que a vida cristã é presente para nós mesmos e, principalmente, para Deus nosso maior exemplo de doação da vida.
            Acredito que o presente texto seja bastante explorado pelos amantes de dízimos e ofertas e tantas outras campanhas que incluem envelopes como voto de fé e reai$ chances de vitórias, pois conforme alegam alguns pregadores: “quanto maior for a oferta, maior será a benção”. Pois é, não condeno essas hermenêuticas institucionais, tampouco, descarto uma possível exegese bancariamente religiosa em nome da fé de quem dá mais, pelo contrário, as respeito e aprendo com elas.
            Bom, a partir de agora tentaremos abordar a temática proposta partindo de três lições que julgamos básicas e necessárias para um melhor caminhar da igreja e, principalmente, para a vida cristã em meio ao individualismo ético que assola nossas comunidades de fé.
            Em primeiro lugar aprendemos que esses versículos nos apresentam a prática da doação, isto é, do doar-se para Deus e para o nosso semelhante. Deus é assim, se doou a favor da vida e a favor do seu Reinado entre as pessoas. Cremos que a oferta dessa mulher, personagem principal da passagem evangélica, representa em primeiro lugar o doar-se para Deus e para o próximo. Isto implica em doar-se a si mesmo, pois acreditamos que a melhor oferta é justamente colocarmos nossa vida na inteira dependência da vontade do nosso paizinho de amor e de misericórdia.
            Em segundo lugar aprendemos que a qualidade da oferta está acima da quantidade. Diferentemente do que rezam muitas cartilhas religiosas por aí, a presente passagem nos leva a crer que esta imagem feminina do doar-se a si mesma para Deus representa também qualidade, valorização dos pequenos gestos e atitudes cristãs. Percebemos aqui que aquela velha máxima popular faz sentido: “as melhores fragrâncias estão nos menores frascos”. Deus é assim, sempre atento a qualidade da adoração e despojamento de cada cristão e cristã.
            Em terceiro lugar aprendemos que é preciso dar o melhor de nós no caminhar da igreja, pois nossa fé só será reconhecida através das nossas ações. Dar o melhor de si representa simplesmente fazer o melhor, com dedicação e amor naquilo que fazemos. Infelizmente, muitos cristãos colocam as atividades da igreja e, principalmente, a Palavra de Deus, em segundo plano no seu viver diário. Devemos lembrar que o Reinado de Deus deve está em primeiro plano, por isso faremos o melhor e com qualidade para o nosso Deus que ofereceu o melhor de si para nos salvar, Jesus Cristo, prova maior de doação, qualidade no servir e o melhor de si mesmo para a humanidade. 
Aprendemos que a oferta daquela mulher representa um gesto simples e desafiador para a igreja atual. Não basta “fazer” e “acontecer” na igreja, é preciso haver doação de si mesmo, desprendimento, despir-se das amarras materiais e individualistas. Não basta “parecer ser”, é preciso honrar o nome de cristão em prol de uma igreja com qualidades e virtudes fazendo a diferença no contexto no qual está inserida. Não basta “fazer alguma coisa”, é preciso fazer o melhor, isto sem holofotes e aplausos marqueteiros.  
Portanto, nossa pequena Comunidade de Fé chãpretense tem o desafio cotidiano de estar para servir sempre, dando o melhor de si mesma, com muita qualidade e serviço comunitário, sabendo que as ações cristãs sempre estarão acima dos discursos eloqüentes e orações invocatórias a base de envelopes reai$.
* Sermão proferido no culto de domingo (19/12/2010) no templo da Igreja Batista em Chã Preta/AL.
Adriano Trajano
Pastor da Igreja Batista em Chã Preta/AL
P.S.: Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo. Divulgue nossa página: www.pastoradrianotrajano.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

P.S.: Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.